domingo, 24 de abril de 2011

Whisky de 100 anos tem seu segredo revelado


Richard Paterson, o master blender da empresa passou oito semanas incansavelmente combinando e misturando uma série de maltes para obter uma réplica exata do líquido Mackinlay 100 anos.
E, de acordo com um expert independente, ele conseguiu chegar à cópia perfeita.
O conhecido crítico de whisky Dave Broom foi a única pessoa do mundo a degustar o whisky original e o novo líquido da Whyte & Mackay.
Ele disse: “O whisky Shackleton não é nada o que eu esperava e não é nada que ninguém espera. Ele é tão leve, fresco, delicado, tudo isso em uma única combinação – é um whisky maravilhoso
“Ele prova que até mesmo naquela época a criação de whisky exigia muito cuidado, atenção e pensamento.
“Acho que esta réplica é absolutamente perfeita. Richard fez um trabalho excelente pois este whisky é muito difícil de copiar por delicado, sutil e turfado.
“A doçura, o buquê e aroma, e um turfado sutil estão todos presentes na réplica. Estou impressionadíssimo”.
A réplica do Shackleton custará 100 libras, com 5% de cada venda sendo doada para o Antarctic Heritage Trust, a organização de caridade da Nova Zelândia que encontrou e removeu o whisky original. Se todas as 50.000 garrafas forem vendidas, o Trust receberá 250.000,00 libras.
O Principal Dirigente do Trust, Nigel Watson, disse: “Foram quase quatro anos desde o início até o fim para remover com segurança o engradado de whisky do local e da Antártica, degelá-lo em condições de museu, conseguir as autorizações e concluir a análise científica na Escócia. Estou muito contente de a Whyte & Mackay reconhecer o trabalho duro e o valor da missão de preservação do Trust na Antártica através deste generosa e bem recebida doação”.
Richard Paterson disse que para fazer esta réplica do whisky ele teve que usar toda a sua perícia e que fez isso tudo com amor.
“Foi um grande privilégio ter nas mãos, o aroma e poder degustar esta garrafa de whisky tão rara e bonita. A qualidade, a pureza e o aroma desta bebida de 100 anos é incrível. A maior surpresa foi a leveza do sabor e a cor transparente e quase vibrante do líquido. Espero que nossos antepassados e Ernest Shackleton estejam orgulhosos com a réplica.
“Gostaria de agradecer ao Trust em particular por sua paciência, expertise e trabalho duro. Eles merecem este fundo substancial que esta garrafa especial irá gerar”.
A réplica Mackinlay é um whisky com vários tipos de maltes da Escócia, incluindo Glen Mhor que era a destilaria original do Mackinlay antes de ser fechado em 1983.
O teor alcoólico de 47,3% tem um colorido leve de mel e de palha dourada com luzes brilhantes.
O aroma é suave, elegante e refinado de maçã, pera e abacaxi fresco moídos. Ele tem um murmúrio de compota, canela e um toque turfado, gengibre e açúcar mascavo.
Acredita-se que a força generosa do whisky de 47,3% de teor alcoólico impede o congelamento do álcool, apresenta um grande impacto, porém suave e cálido. Ele tem um toque turfado suave, forte sabor de caramelo, melaço e nozes.
Informação adicional
Três garrafas do whisky Shackleton original foram enviadas de jato executivo para a base do Whyte & Mackay em Glasgow, Nova Zelândia, pelo proprietário da empresa o Dr. Vijay Mallya.
Foram encontradas três caixas de whisky e duas caixas de brandy na Antártica em 2007. Uma caixa foi removida do gelo e cuidadosamente degelada em laboratório para preservar as garrafas e o álcool da melhor maneira possível.
A caixa especial tinha somente 11 garrafas e não 12, e isso causou muita especulação sobre o que aconteceu com a garrafa desaparecida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário