domingo, 1 de janeiro de 2012

ATO A FAVOR DA REGULAMENTAÇÃO DA “PROFISSÃO” BARTENDER

ATO A FAVOR DA REGULAMENTAÇÃO DA “PROFISSÃO” BARTENDER

Vocês devem estar se perguntando por que as aspas em PROFISSÃO antes de Bartender.
O ato de ser bartender já existe a algumas décadas, provavelmente lá nos tempos das tabernas onde já se serviam bebidas por traz de um balcão. Desde então, como percebemos, tudo foi evoluindo. A forma de atender, os produtos oferecidos, os condimentos utilizados foram se multiplicando e hoje em dia não é difícil ver dentro do bar um fogão por perto já que a cozinha agora se tornou um espaço muito importante para um trabalho de um bartender.
Desde que me entendo como tal, indo pra treze anos, sempre me senti um profissional. Mas essa palavra só poderá ser completa quando algum dia os deputados regularizarem nossa “PROFISSÃO”.
No ano que se passou a profissão Sommelier foi regulamentada sob o projeto de lei 12.467/11 pela presidenta Dilma e em 2010 já havia sido regulamentada a profissão de Barista sob o projeto de lei 8047/10. Todos com méritos é claro, mas nós Bartenders que existimos muito antes ainda não temos nosso trabalho efetivado como PROFISSIONAL.
Assim como eu, vários bartenders se profissionalizam cada vez mais e não ficam somente em um balcão servindo ou criando suas alquimias. Nós também prestamos serviços de consultorias formando equipes, criando cartas de drinks para novos bares, educando as pessoas a como beber de forma adequada e de forma responsável, somos figurinhas fáceis em festas, bares, restaurantes e eventos onde sempre vai ter alguém te servindo não só um drink, mas felicidade, amizade, educação, respeito e principalmente confiança.
Nós PROFISSIONAIS DE BAR já temos nosso espaço garantido dentro da sociedade, o que nos falta é nosso espaço dentro do mercado de trabalho profissional.
É muito triste conhecermos grandes profissionais de bar no Brasil e sabermos que lá no fundo não somos reconhecidos como tal.
Nos sentimos PROFISSIONAIS, nos preparamos para PROFISSÃO e mais do que qualquer outra coisa a sociedade nos dá o respaldo como PROFISSIONAL.
Agora você sabe o porquê das aspas no título desse manifesto.
Ajude-nos a reconhecer esse trabalho justo e, particularmente falando, o melhor do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário